Mantenha o foco
- Maria Eduarda Dreyer de Alencastro

- 3 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de set. de 2021
Estava lendo um livro de gestão do tempo e nele, em um capítulo que falava sobre colocar em ação o planejamento, o autor dizia que para mantermos o foco em uma tarefa é necessário eliminar as distrações. Sabiamente, ele ressaltou que não conseguimos ficar 100% focados por muito tempo, e que se distrair é totalmente natural para o ser humano. Verdade! É ilusório pensar que conseguimos ter foco total.
Tratando-se de trabalho, ou qualquer atividade que exija mais atenção ou que queremos dedicar mais atenção, considero muito útil reduzir as distrações. O autor deu vários exemplos do que geralmente nos tira do foco, como ruídos, notificações de mensagens, chamadas no celular, televisão, pessoas nos chamando...
É fácil pensar em uma solução para resolver este problema. Logo pensamos que se desabilitássemos os dispositivos e notificações, avisássemos as pessoas para não interromper por um período x de tempo, estaríamos aptos para manter o foco.
Mas será que na prática isso é o suficiente? Eu já adotei estas medidas e percebi que fazer isso não basta para me manter focada! E não sou só eu, recebo no consultório várias pessoas queixando-se de dificuldades atencionais e se auto avaliando como problemáticas por, mesmo eliminando as distrações externas, não conseguirem focar e se distraírem com seus próprios pensamentos. Sim, estímulos do nosso ambiente capturam nossa atenção, principalmente quando a atividade que estamos fazendo é mais tediosa, porém mesmo quando blindados desses estímulos, nossa atenção se dirige para lembranças, preocupações, sonhos, associações.
Saiba que este tipo de distração é natural!!! Não somos capazes de bloquear este modo de funcionamento da nossa atenção. E se isso acontece com você, você não é menos capaz que ninguém, pelo contrário, é uma pessoa normal! Ufa!
Para manter o foco em alguma atividade que requer atenção, assim como reduzir as distrações do seu ambiente, você pode desenvolver formas para lidar com a distração mental. Não podemos impedir que pensamentos e lembranças surjam e nos "tirem" do que estamos fazendo, mas somos capazes de fortalecer a capacidade de sustentar a atenção em um foco através do desenvolvimento da habilidade de mindfulness ou atenção plena.
Você já ouviu falar de mindfulness? Acompanhe o meu blog que em breve falarei mais sobre isso por aqui!





Comentários